window.dataLayer=window.dataLayer||[];function gtag(){dataLayer.push(arguments)} gtag('js',new Date());gtag('config','G-XP8GMGL8YH') 123t57

Notícias 1r445s


Após fim do prazo para regularização, TSE informa: títulos de mais de 5 milhões de eleitores serão cancelados. 3s4061

21/05/2025

Mais de 5 milhões de eleitores brasileiros terão título cancelado. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, as pessoas que ficarão com o documento irregular são aquelas que faltaram às três últimas eleições sem apresentar justificativa ou pagar as multas necessárias. E o prazo para regularizar a situação do título terminou na última segunda-feira, dia 19 de maio. Mas há ainda uma última chance para esses milhões de brasileiros: quem está nessa situação deve comparecer a um cartório eleitoral ou ar o autoatendimento na internet e fazer um requerimento pedindo o não-cancelamento até 29 de maio.

Ai, baseado na documentação que deve ser anexada, a justiça eleitoral vai decidir se mantém ou não o cancelamento. Ainda de acordo com o TSE, não haverá comunicação individual sobre o cancelamento do documento. O eleitor pode verificar a situação do título consultando o site tse.jus.br.

A partir de 30 de maio, quem não tiver tomado nenhuma providência terá o título definitivamente cancelado, ficando impedido de votar ou ser votado. Problemas relacionados ao documento podem causar também outros contratempos, como impedimento para tirar o aporte ou assumir vaga ao ser aprovado em um concurso público, por exemplo.